O relato da execução de Jesus conforme expresso em Marcos 15 é riquíssimo em mensagens à comunidade marcana. Muito mais do que um relato histórico, estamos diante de uma catequese para a comunidade dos discípulos. O escandalo tinha chegado ao seu ponto máximo: o Messias estava sendo executado como transgressor pelo poder opressor de Roma com a conivencia das elites judaicas.
Muita coisa precisaria ser aprendida pela comunidade de Marcos e reaprendida porn ó hoje mas, tres aspectos merecem menção:
1. Onde estamos quando o evangelho é levado ao calvário?
a. Com os discípulos homens, todos ausentes deste espetáculo, tendo ha muito abandonado Jesus no primeiro impacto do confronto?
b. Com as mulheres vigilantes, mas incrédulas e abatidas pela tristeza?
c. Em meio ä segurança da multidão fazendo eco aos esforços para ridicularizar o “rei”que se tornou servo sofredor?
2. QUE ROTAS DE FUGAS TEMOS TRILHADO DIANTE DO ESCANDALO DA CRUZ?
a. A Rota do Ópio? Lançando mão de recursos anestésicos ou cauterizantes para não ter que encarar a dor e o sofrimento, a decepção e a traição. (v. 23)
b. A Rota do Livramento Fácil? Vendendo a alma ao diabo em busca de soluções fáceis e inconsequentes. (v. 30)
c. A Rota do Triunfalismo? O brado pelo milagre derradeiro na tentative de reordenar a fé. “só vale a pena crer se o heroi se der bem no final”. (v. 32)
3. QUE LIÇÕES PRECISAM SER RECUPERADAS NESTE MOMENTO? – A inusitada aparição de Simão Cirineu é o chamado de Jesus para que os discípulos recuperem os pilares dos ensinamentos do Mestre.
a. Lembre do Começo, ele te ajudará a nunca perder o rumo – o nome do “discípulo”recrutado é o mesmo do primeiro discípulo chamado. O lugar de Pedro e dos outros era alí onde estava Simão Cirineu. Para isto eles haviam sido chamados.
b. Lembre da Origem, ela te ajudará anão se tornar uma pessoa ruim – O texto diz que o Cirineu vem do campo, de onde tinham vindo Jesus e os discípulos. Existia um embate que perpassava toda a Escritura entre o campo e a cidade. O campo representava a simplicidade, a harmonia com a criação, a submissão a Javé, a liberdade. A cidade é retratada como o lugar da mercantilização da religião, da opressão, da insensibillidade.
c. Lembre da Missão, ela te ajudará a chegar ao alvo – Os nomes dos filhos de Simão Cirineu sugerem sua origem gentílica. O jeito acolhedor do Galileu sempre apontou para o caráter universal da Mensagem Cristã. Mensagem destinada a derrubar barreiras, construir pontes e reconciliar pessoas.
Obrigado por mais uma reflexão que leva às lágrimas... de dorida saudade, de esperança incontida, de lição a ser tomada...
Deus o abençoe.
Sempre que me vejo em circunstâncias onde me parece que as pessoas acreditam eu poder mais que elas, lembro-me da origem de estar entre elas. O porquê de não ter optado por servir a "Mamon", me deliciar com os prazeres advindos dos "7 pecados capitais": 1.Gula; 2.Avareza; 3.Luxúria (ligado à Vaidade? grifo meu); 4.Ira; 5.Melancolia; 6.Acídia (ou Preguiça Espiritual; 7.Orgulho (não será a dita vaidade, grifo meu)- Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pecado_capital_(cristianismo). Todavia, nada mais humano do que o pecado, mas nada mais humano que não querer pecar, querer ser divino/santo. O mundo nos toca com os sentidos da matéria, nos toca a Deus com o sentido do inexpugnável. Qualquer vaidade é perdoável, pois passa de alguma forma, como nossos corpos ao adentrarmos nos umbrais de um túmulo.@luizorleans1984 (twitter)