A história de Gn 3 pode ser relida como metáfora do dilema pessoal do ser humano em busca de sentido para a existência.
Para o ser humano a vida só tem sentido se ele conseguir achar a sua origem, a direção a seguir e o destino a ser alcançado. Neste texto descobrimos que o método de Deus, as vezes, e a inquirição. Portanto, Deus tenta levar o próprio ser humano às descobertas através de perguntas esclarecedoras.
- ONDE ESTÁS? Esta é a pergunta pelo estado atual de cada um de nós. É a pergunta pelo autoconhecimento ou pela avaliação que fazemos de nós mesmos. Quem não consegue dimensionar corretamente a sua própria situação e as circunstancias que lhe cercam, dificilmente conseguirá encontrar sentido na vida.
- QUEM TE FEZ SABER QUE ESTAVAS NÚ? Esta é a pergunta pelos nossos valores, pelos nossos paradigmas. Deus quer saber como estabelecemos os nossos conceitos de certo e errado. Esta é uma questão imprescindível para quem quer encontrar sentido numa existência marcada pela inversão de valores.
- COMESTE DA ÁRVORE QUE TE ORDENEI QUE NÃO COMESSES? Esta é a pergunta pelos agentes provocadores do nosso desnorteamento. A questão é saber se temos consciência de que o nosso atual estado de vazio existencial teve uma causa identificável. Por que nos encontramos na situação que estamos? É preciso identificar as causas.
- QUE É ISTO QUE FIZESTES? Esta é a pergunta pelas nossas soluções. Quais os mecanismos que temos lançado mão para resolver o dilema de não encontrar sentido na existência? Será que as nossas soluções são definitivas ou meros paliativos? Sem a resposta adequada a esta pergunta, será impossível solucionar o problema.
Comentários