“A ti, Senhor, elevo a minha alma”. É assim; simples e profundo, econômico em palavras e tudo dizendo que o escritor sagrado expressa a sua oração. A angústia que perpassava a sua alma chega até Deus conduzida por um desabafo sincero e, sobretudo pelo escancarar da sua interioridade. Não há disfarces e nem pode haver. Não se fala com um outro igual a ele que, por mais amigo que fosse, não suportaria conhecê-lo como ele realmente era. Fala-se com Aquele que criou a todas as coisas, que conhece o “conhecível” e o desconhecido de cada realidade existente. Aquele que conhece o confessado e o que ficou calado no mais profundo silêncio de uma alma atribulada.
Davi sabia que diante de Deus não há espaço para discurso preparado, para palavras medidas, para gestos ensaiados e para atitudes estereotipadas. Tudo que se tem para fazer é se despir dos artefatos que tentam esconder a feiúra e se aventurar na difícil, mas libertadora tarefa da confissão. Vencer o medo de se mostrar fraco e egoísta para descobrir abrigo e suficiência na Providência. Vencer o medo de se mostrar rancoroso e vingador para se descobrir amado e capaz de amar naquele que é amor. Vencer o medo de se mostrar humano e descobrir a verdadeira humanidade naquele que se fez homem.
Quem eleva a alma a Deus se apresenta diante dEle pronto para se redescobrir. Isso porque com o passar do tempo somos moldados por outros e por circunstancias tantas que já não conseguimos saber quem realmente somos. São mãos e demãos que tingem nosso ser mais básico de tantas cores que nos transfiguramos para parecermos com todos e todos conosco. Diante de Deus nossa alma se reencontra. Não precisamos ser iguais, só precisamos ser nós mesmos. Assim Deus nos ama, nos acolhe, nos humaniza e nos quer bem.
É esse poder da oração que foi perdido. Ora-se para obter bênçãos. É a oração usada como arma para instrumentalizar a Deus. Deus tábua de salvação, doador de bênçãos, solucionador de problemas e pronto a satisfazer meus desejos de vida fácil. A quantos pedidos temos direito? Deus o gênio da lâmpada.
É a oração usada para se produzir belos discursos teológicos que muito se fala e pouco se diz. Discurso que alimenta ao intelecto, mas deixa vazio o coração. São belas peças de oratória que comovem outros ao nosso redor, mas não chegam a Deus.
É a oração usada como arma para ferir o outro através de recados muito bem direcionados. As respostas que não temos coragem de dar olhando nos olhos, preferimos revesti-las de piedade no momento da oração.
Orações que tiranizam pessoas, promovem os “espirituais”, elegem os vaticinadores e, sobretudo, excluem a muitos. Orações, palavras vazias de Deus e cheias do que há de pior no ser humano.
“Senhor, ensina-nos a desaprender a orar para falarmos contigo. Ensina-nos a depor nossas armas, nossas palavras, nossos desejos vis e comparecermos na tua presença com o peito escancarado e nenhum pedido, somente uma oferta: Eis-me aqui Senhor; quero mostrar-te a minha alma.”
Amem.
AFA Neto
Mandei uma letra de Gillberto Gil para te provocar um pouco. Um trecho diz assim:
"Talvez por mero defeito na ligação
Sutil entre a essência e a representação
Verbal que tem que fazer todo coração
Mortal ao balbuciar sua oração"
abraço fraterno,
Borega
Difícil comentar, já diz tudo, ou seja, está ben..dito.
Humberto Souto
Maravilhoso!!!!
Davi sabia como"falar" com o Criador.
Hoje as pessoas se preocupam em falar palavras bonitas e esquecem qual o verdadeiro sentido da oração.
A realidade da vida hoje realmente tem muitas vezes nos levado ao vazio da oração.
Quantas vezes me peguei sem orar por não ter o que falar, ou melhor, não saber como expressar e pensei, há quanto tempo eu não oro... Há momentos em que me sinto assim. Talvez no vazio dessas vezes Deus tenha escutado uma oração, quem sabe...
Posso definir a oração como palavras,mas a melhor é aquela que brota com sentimento E com senssibilidade.
Pastor,
Esse texto fala de verdades que eu tenho pregado para os meus irmãos evangélicos quando digo que temos que ser verdadeiros ao orar.
Muitos utilizam belos dircursos achando que Deus vai aplaudir as belas palavras e esquecem de se derramar verdadeiramente e por suas falhas e defeitos e problemas no altar do Senhor.
Parabéns pelo texto.
oi pastor neto ja não sei mas orar
ao senhor. e sim conversar com Deus
todos os dias. onmeu quarto e onde quer q eu vou falo com ele pra ele mim abençoar.
fique na gloriosa paz do senhor.